As lições do filme “O Discurso do Rei”

O DISCURSO DO REI E O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

 
Ganhador de vários Oscars, o filme O Discurso do Rei aborda a história de um homem que vivia nos bastidores do poder mas que, de um momento para outro, se tornou de fato o Rei George VI da Inglaterra. Como barreira para o exercício da vida pública, a gagueira que o acompanhava desde a infância e o fazia se sentir amedrontado, e consequentemente não preparado para assumir o posto – mesmo porque aquele período da política da Inglaterra estava extremamente conturbado e o país se preparava para entrar em guerra contra a então Alemanha nazista. Nessa mesma época, o rádio estava se tornando um fenômeno na comunicação de massa. O Rei, além de discursar, teria de mostrar muita habilidade para elevar o moral da Inglaterra através dessa mídia.
O desafio era enorme para um homem que se sentia amedrontado pelas suas dificuldades. É aí que entram alguns elementos que vão ajudá-lo a superar as barreiras da comunicação pessoal:
 
1.   Querer mudar a situação do real para o ideal:  homem nenhum poderá ser ajudado se ele mesmo não quiser.
 
2.   Reconhecer que possui dificuldades e que precisa aprimorar e melhorar as competências, sejam elas de conhecimento, de habilidades ou de atitudes, para assumir cargos ou desempenhar funções recebidas.
 
3.   Escolher um profissional adequado para ajudá-lo na busca da solução para o desafio: no filme, o Rei, após várias tentativas, encontra em Leonel Logue – personagem vivido pelo ator Geoffrey Hush – uma mão amiga. Como “fonoaudiólogo” (sem formação técnica), estende essa mão com exigência, humor e humanismo. Com isso, consegue travar uma relação de cumplicidade. Sua generosidade, amizade talvez, foi a melhor das técnicas para a evolução da melhoria do Rei.
 
4.   Dedicação: vimos também a dedicação do Rei; se quisermos melhorar nossa habilidade de comunicação, não basta apenas termos o desejo, a necessidade e procurar a ajuda. O empenho, a dedicação e a perseverança são ingredientes essenciais.

Lição que fica: não importa qual o seu problema e o tipo de situação que você tem de enfrentar. Preparado e motivado, você fará o seu melhor discurso e o seu melhor papel dentro de uma organização, assim como fez o Rei.

About these ads

3 Respostas para “As lições do filme “O Discurso do Rei”

  1. gostei,valeuu

  2. Oi, Ana! Aproveitei sua dica de ontem e vim conhecer seu site. De brinde, também visitei o blog… Achei ambos muito legais! Bjo grande!

    • Obrigada, Cicci! É sempre bom receber incentivo quando realizamos nossos projetos. O trabalho da QG é feito com muito carinho, e acredito no blog como um espaço que possa colaborar para atender cada vez melhor nossos clientes e parceiros.
      Forte abraço,
      Ana Pimenta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s